sábado, 19 de setembro de 2009

Happy b-day, Blogger

Serviço de plataformas da Google  completa 10 anos e presenteia usuários com uma maré de novos aplicativos. Conheça a história da maior rede social do mundo

Por Juliana Marton

Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, entre outras, são hoje as principais redes sociais na Internet. Queridinho da vez, o Twitter já abocanhou boa parcela dos usuários do mundo virtual. Contudo, na era da informação, os blogs ganharam e continuam na liderança do espaço na rede e também no coração de milhões de internautas.



Somente o serviço de plataformas da Google, o Blogger, contabiliza cerca de dois milhões de usuários espalhados por todo o globo. Mas, por que é exatamente que estamos falando disso, afinal?!

Em Agosto o Blogger completou 10 anos de vida online.  Em comemoração à data toda especial, o serviço de plataformas da Google decidiu presentear os blogueiros de plantão com novos recursos. As funções foram implantadas tanto na edição de texto, como nos aplicativos que podem ser inseridos nos sites, os chamados widgets.

Os novos recursos prometem facilitar os momentos de postagem e edição de texto, além de otimizar os sites ao gosto do blogueiro. Isso tudo, para que o serviço possa acompanhar as mudanças pelas quais o próprio mundo bloguístico tem passado ao longo dos anos.

Entre os gadgets que já estão funcionando está a nova opção de formatação das tags, agora elas podem ser disponibilizadas em forma de nuvem. A mudança trará melhorias, principalmente, para o layout dos blogs. A antiga disposição das tags, em forma de lista, era considerada antiquada por alguns blogueiros.

Dependendo da quantidade de marcadores, a listagem poderia tomar proporções enormes, o que tomava muito espaço nas barras laterais dos templates. O novo formato de nuvem foi bem aceito entre a comunidade blogueira, e já é utilizada pela maioria dos usuários da rede.

Outra novidade para quem usa o Blogger é a função “leia mais” que foi incorporada ao novo editor de textos disponibilizado pela plataforma. O aplicativo Jump Break faz com que na página inicial dos blogs apareçam somente os resumos do posts. Dessa forma, um botão de "leia mais” é mostrado após o resumo estabelecido pelo autor, a fim de que o leitor tenha a opção de visualizar todo o conteúdo ou não.

A função era muito reivindicada pelos usuários do Blogger, já que nem sempre o conteúdo postado é curto e o Jump Break permite que a página inicial fique mais limpa. A novidade também já foi incorporada pelos blogs, que saiam em busca de opções para inserir um aplicativo alternativo com a mesma funcionalidade.

A Navbar agora também está mais incrementada. Desde o dia 27 de agosto, o botão “share” foi adicionado à barra de navegação do Blogger. O aplicativo permite que o leitor compartilhe o conteúdo que foi veiculado pelo blog que acompanha. Os posts podem ser exportados por meio do Twitter, Facebook, Google Reader e também através de email.

De acordo com o blog oficial da plataforma, há ainda outro benefício. Se o blogueiro também tiver conta no Google Analytics ele poderá checar quanto tráfego sua página recebe através da nova função acrescentada a Navbar. O Anlytics é um serviço que a Google oferece e que faz a contagem do número de visitas das páginas da web cadastradas pelo usuário,

Pra quem não consegue ficar longe do mundo bloguístico e não pode ficar pendurado o dia todo no computador postando novos conteúdos, o Blogger lançou uma nova função que pode ser aplicada ao IPhone. A novidade ainda não foi oficializada, mas já foi apresentada a AppStore, que avaliará a qualidade do produto.

O BloggerBuzz garante que o IPhone com a versão atualizada do BlogPress deve chegar logo às lojas. De acordo com a equipe do site que desenvolveu o aplicativo, a ferramenta é facilmente manejada e lembra a facilidade do Microsoft Word para a edição de textos e imagens. De acordo com o BlogPress, o aplicativo tem funções semelhantes às originais disponibilizadas pelo Blogger.

Como as novidades estão sendo implantadas aos poucos, a maré de gadgets e widgets que o Blogger prometeu ainda não chegou até o mundo bloguístico, de fato. Entretanto, as novas funções já incorporadas pela plataforma foram bem recebidas pela comunidade blogueira que aceitou rapidamente as novas ferramentas.

Contudo, como em tudo o que é novo, surgem as dúvidas, e é aí que entram os meta-blogs. Esse estilo de website assume a função de facilitar a vida dos blogueiros, em geral, explicando e demonstrando como aplicar conceitos e ferramentas às páginas da web.

Um dos blogs mais conhecidos no estilo meta, atualmente, é o DicasBlogger, que oferece orientação desde os primeiros passos para a criação de um blog. O site que pertence à blogueira Juliana Sardinha, de 39 anos, aparece na 37ª posição do ranking de blogs mais acessados em português. A listagem refere-se ao ano de 2008 e foi publicada e pesquisada pelo buscador Twingly em dezembro do mesmo ano.

O DicasBlogger oferece tutoriais de instalação de gadgets e até mesmo layouts. Sobre a nova onda de aplicativos do Blogger, Juliana afirma que os proprietários dos meta-blogs deveriam ser mais ouvidos pela plataforma. “Acho que o Blogger deveria dar mais atenção aos metablogs e nos enviar os aplicativos para testarmos. A maioria das limitações da plataforma já foram contornadas com hacks. Só nos resta aguardar as novidades”, afirma a blogueira.

Para quem precisa de ajuda na hora de criar um blog, a melhor opção é buscar os meta-blogs que disponibilizam conteúdo e informação para os iniciantes. Além disso, de acordo com Juliana Sardinha, é importante que os novos blogueiros procurem por conteúdos originais, já que a blogosfera está borbulhando com tantos novos usuários.

“O novo blogueiro deve: ler muito, produzir conteúdo original, estar no Twitter e ler os artigos dos meta-blogs, pois estamos sempre fornecendo informações sobre o tema”, orienta a blogueira.

Blog em versão humanitária
Já no âmbito engajado da comunidade blogueira, em comemoração aos dez anos, o Blogger lançou um gadget que oferecerá ajuda a ONG’s e instituições de caridade, como a Charity: Water, a Nature Conservancy e a Invisible Children. A proposta é que os usuários instalem em seus blogs o gadget que lembra os anúncios do AdSense e funciona da mesma forma.

A diferença é que, ao invés da quantia em dinheiro ser depositada em uma conta e depois enviada ao usuário, a soma será enviada às instituições. Deste modo, quanto mais cliques o banner recebe, maior a quantia que será revertida em ajuda humanitária. O aplicativo pode ser adicionado ainda às contas do Facebook, MySpace e também à plataforma do WordPress.

De acordo com o BloggerBuzz, a causa defendida e a instituição beneficiada pelo chamado SocialVibe pode ser modificada quantas vezes o blogueiro desejar. Além disso, o blogueiro poderá acompanhar a evolução da ajuda, desde a acumulação de capital, até a aplicação das quantias.

Até agora, o Blogger já contabiliza cerca de 500 mil dólares em doações através do SocialVibe. Contudo, a empresa acredita que a comunidade blogueira ajudará a aumentar significativamente a arrecadação da ferramenta. A meta é que, até o final deste ano, mais cinqüenta mil dólares sejam somados ao total.


Liderança por meio da Google

Fundado no dia 23 de agosto de 1999 pela Pyra Labs, o Blogger começou tímido, com poucos usuários que, em sua maioria, utilizavam o serviço como uma espécie de diário virtual. Uma dessas usuárias é a blogueira Ana Magal, de 33 anos carioca da Gema, que criou sua conta ainda na primeira versão da plataforma em setembro do ano de sua criação.

Entretanto, devido à dificuldade da língua, já que o Blogger original era todo em inglês, Ana abandonou a plataforma, migrando para o Weblogger do Terra e logo em seguida para o Blig, da IG, no qual permaneceu seis meses, até o surgimento da versão brasileira do serviço, o Blogger Brasil.

A versão brasileira foi e é até hoje, a única filial do Blogger em todo o mundo. Em agosto de 2002, as Fundações Globo firmaram uma parceria com a Pyra Labs, possibilitando a fundação da versão brasileira do serviço, paralelamente à fundação do portal da Globo.com ().

As Fundações Globo utilizaram uma grande estratégia de marketing que utilizou a força da novela O Beijo do Vampiro para alavancar o número de usuários do Blogger Brasil. Uma conta foi criada para um dos personagens da trama, o vampiro Bóris Vladescu, o grande vilão da história (Blog do Bóris).

Uma das características mais marcantes do Blogger e que permitiu a sua rápida propagação na rede, é que o serviço deixou que pessoas que não tinham o mínimo de conhecimento sobre programação ou design de sites pudessem veicular seus textos, imagens, vídeos e seja lá o que fosse sem preocupação.

Outra curiosidade é que o fundador da plataforma é ninguém mais, ninguém menos do que Evan Williams. Para quem não conhece, o moço de 37 de anos que nasceu em Nebraska, é também co-fundador e atual CEO (Chief Executive Officer) do Twitter. Por esse ângulo, já se pode notar que o Blogger sempre teve facilidade para criar tendências.

Como o serviço de hospedagem de sites era oferecido gratuitamente, a Pyra Labs não tinha muito lucro com a plataforma e, por isso, quatro anos após seu lançamento (2003), o Blogger foi vendido para a Google. De acordo com dados da gigante da web, veiculados pelo blog oficial do serviço (Blogger Buzz), por minuto, cerca de 270 mil palavras são escritas e postadas a partir da plataforma.

Com a venda, o Blogger tomou novas proporções na rede, e ainda ganhou interação com as ferramentas da Google disponíveis na web, como o Picasa, utilizado na organização e edição de imagens, e o YouTube, famoso canal de vídeos, utilizado por milhões de usuários em todo o mundo.

Contudo, logo em seguida, em dezembro de 2004, devido a uma série de problemas de hospedagem, a versão brasileira, o Blogger Brasil, deixou de ser oferecido gratuitamente, e passou a ser restrito a apenas usuários da Globo.com. A manobra do portal deixou vários blogueiros insatisfeitos e o serviço perdeu muitos de seus usuários para a versão original, que já possuía várias ferramentas em português.

Uma delas foi Ana Magal. Diante da impossibilidade de arcar com as despesas da hospedagem com a Globo.com, a blogueira retornou ao Blogger. Entretanto, Ana saiu ganhando, já que voltou com um benefício que a plataforma oferecia aos antigos usuários cadastrados na rede. A carioca não precisou criar outra conta, mas continuou utilizando a mesma que fora criada em 1999.

A blogueira afirma que havia ainda a opção de importar todo o conteúdo veiculado pelo Blogger Brasil para a conta da Google. Desta forma, o blog de Ana apenas mudou o seu domínio, já que, todo o conteúdo foi transferido automaticamente e a versão antiga do blog foi deletada do sistema da Globo.com.

De acordo com a blogueira carioca, o serviço de plataformas Blogger sempre foi seu preferido. Além de ter melhorado muito ao longo dos dez anos de seu surgimento. “Com os anos ele [Blogger] melhorou muito. Ainda tem muitas falhas. Mas, depois de ser comprado pela Google, os usuários passaram a serem ouvidos. Hoje, eles perceberam que um blogueiro não é apenas um escritor de diários virtuais, mas, muitos fazem disso uma profissão”, conclui Ana.



Polêmicas na blogosfera

Como em toda rede social atual, não poderia ser diferente no mundo dos blogs a existência das polêmicas. As discussões estão, como sempre, fervilhando e provocando distintas reações nos usuários da blogosfera. Os dois assuntos que, a priori, acendem maior número de debates são o plágio na rede e a monetização dos blogs.

Com o crescimento explosivo do número de usuários ficou mais difícil de controlar a veiculação de conteúdo proveniente de cópias, muitas vezes, totalmente deliberadas. Para quem não sabe, a lei 9610/1998 regulamenta os Direitos Autorais no Brasil. Além disso, a cópia ilegal de conteúdo está prevista como crime no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

A blogueira do Rio de Janeiro Ana Magal, proprietária do Profissão: Jornalista, afirma que acha complicado o serviço de plataformas Blogger assumir a função de controlar o conteúdo postado nos sites. “O Blogger abrange o mundo inteiro e cada país tem suas próprias leis de internet, isso quando as tem”, assinala a carioca.

De acordo com ela, a melhor opção para garantir os direitos em um blog, é aderir ao sistema de licença, que é sugerido pela blogueira paulistana Juliana Sardinha, do DicasBlogger.

Ana Magal conta que ela e a companheira de blogosfera procuraram cada uma, um advogado a fim de saber qual seria a melhor opção para proteger o conteúdo veiculado por elas em seus respectivos blogs. Segundo Ana, o profissional constatou que a idéia de criar uma licença no próprio blog do que se pode ou não fazer com o conteúdo dos websites é a melhor solução.

“Já que tem uma licença dizendo o que pode fazer ou não, caso desobedeçam podemos entrar com um pedido de retirada ou restrição, e até com processos judiciais. Não precisa ser registrada oficialmente uma licença de internet ou até de conteúdo”, arremata a carioca.

Já no quesito monetização dos blogs, as opiniões divergem-se ainda mais. De um lado, aqueles que defendem os blogs como mídia alternativa e, por isso, independentes de qualquer tipo de vínculo lucrativo entre websites e empresas.

Do outro lado, estão aqueles que aceitam e defendem que, por ser uma atividade que exija muita dedicação do blogueiro, os posts pagos e a publicação de anúncios chegam para retribuir todo o esforço e o tempo que são aplicados ali. Uma das defensoras públicas da monetização é a blogueira Juliana Sardinha.

Em entrevista ao blog Informação Virtual, do blogueiro Rodrigo Ribeiro, de 36 anos, Juliana afirma que é impossível dedicar-se a um blog que se pretenda relevante na blogosfera somente em horas vagas, ou seja, como hobby.

Segundo ela, o DicasBlogger não foi criado com fins lucrativos. “Para que eu pudesse passar mais tempo à disposição dele [blog], precisei diminuir minha carga horária como médica e coloquei anúncios publicitários no blog”, declara a paulistana.

Ana Magal tem a mesma opinião da meta-blogueira. Para a futura jornalista, a monetização dos blogs ainda é um assunto sensível e complicado. Contudo, de acordo com a carioca, a idéia de um dia colocar anúncios em seu blog é corrente em sua mente.

“Não sou contra quem faz. Acho que está mais que certo. Afinal você dedica tempo a isso. Muitos compram um domínio e pagam hospedagem, nada melhor que ter um retorno para ajudar a pagar a conta”, aponta Ana.

Reportagem elaborada em Agosto de 2009.