segunda-feira, 27 de julho de 2009

Resenha - Uma Verdade Inconveniente

Por Juliana Marton

Desde 1978, em sua candidatura para a Câmara dos Deputados, Al Gore tem rodado o mundo com suas palestras sobre o aquecimento global. Após a derrota na corrida pela presidência dos Estados Unidos para George Bush, em 2000, Al Gore virou motivo de chacota no país. No entanto, o que muitos não sabem, é que ele já tratava deste assunto há muito. O documentário, que traz parte da vida do político, mostra que Gore foi introduzido na questão ambiental quando era universitário, em uma palestra de Roger Revelle.

Uma Verdade Inconveniente, que foi produzido em 2006 por Davis Guggenheim, é uma versão em película da apresentação de slides que Al Gore faz pelo mundo. Através de gráficos e tabelas, o ex-candidato mostra a evolução do aquecimento global no planeta, e como isso tem afetado toda a população mundial, incluindo às outras espécies. Segundo Gore, o debate está terminado, afinal a comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e que os culpados somos nós.
Os efeitos têm sido e serão ainda piores. Em sua palestra, Al Gore apresenta fatos e dados que demonstram o derretimento da calota polar e suas conseqüências para o planeta, tais como: o aumento do nível dos oceanos, e a mudança no comportamento do clima. Tais alterações resultam em uma constante leva de furacões, enchentes, secas, pragas de insetos e epidemias. Além disso, o efeito que tudo isso pode causar no futuro é um caos político, econômico e social, devido à implantação de várias medidas para o controle da situação.
Al Gore utiliza gráficos com mapas e estatísticas da atmosfera de milhões de anos atrás até o que se tem hoje. Faz comparações através de fotografias de lugares como o monte Kilimanjaro, e da Antártida, com a intenção de revelar o impacto que a humanidade vem produzindo ao longo de sua passagem pela terra. Mostra ainda, a diferença das notícias dadas pela mídia estadunidense e a opinião dos cientistas sobre o furacão Katrina, que arrasou o litoral sul dos Estados Unidos em 2005. Al Gore deixa claro que certos grupos poderosos influenciam enormemente os meios de comunicação.
O filme traz a parte biográfica de Gore, através de algumas de suas experiências, mostrando como ele abraçou a causa do impacto ambiental. Tudo isso torna o filme mais humano, o que torna mais possível a reflexão do telespectador. O filme tem sido usado em escolas para sensibilizar os alunos da importância da questão. Segundo reportagens, Al Gore não queria fazer o filme, e teve que ser persuadido para enfim participar do projeto, sendo convencido unicamente pela importância da mensagem, que é a questão ética da preservação do planeta Terra.

Resenha produzida em Maio de 2008.

Nenhum comentário: